Na mitologia grega, no início da primavera era venerada Rhea, mulher de Cronos, mãe de Zeus e de todos os deuses. Zeus foi o único filho que Rhea conseguiu salvar da tempestade assassina de Cronos que matou todos os seus filhos. Na mitologia romana também era festejado o dia da mãe no inicio da primavera sendo a mãe de todos os deuses Cibele.
No século XVII em Inglaterra, começou a ser festejado, “O Domingo da Mãe” no 4º domingo na quaresma, dedicado a todas as mães inglesas. Mais recentemente, no início do século XX, começou nos Estados Unidos da América um movimento liderado por Anna Jarvis que pretendia ter um dia especialmente dedicado a todas as mães, um dia para pensar mais nelas, para lhes dar mais atenção e felicidade. Foi então instituido o 2º domingo de Maio como dia da mãe.
Em Portugal o Dia da Mãe celebra-se no 1º domingo de Maio, mês de Maria (mãe de Jesus). Inicialmente celebrava-se no dia 8 de Dezembro dia da Imaculada Conceição, Padroeira de Portugal.
Para algumas Mães, como a minha, o dia 8 de dezembro continua a ser o verdadeiro dia da mãe, assim celebramos sempre duas vezes por ano !!!! No 1º Domingo de maio e no dia 8 de dezembro !!!!Bom Dia da Mãe !!!
As nossas mães têm sempre dois dias especialmente dedicados a elas: Maio e Dezembro.
ResponderEliminarSão umas sortudas...e nós também.
Sandra